#grammy #thebeatles #nowandthen #radioservirfm #januariamg
The Beatles vencem o Grammy de Melhor Performance de Rock com 'Now and Then'
Os Beatles, separados há mais de meio século e com apenas dois membros vivos, ganharam o Grammy de Melhor Performance de Rock neste domingo (2). Sean Lennon, filho de John Lennon, foi quem recebeu a estatueta, entregue no evento antes da cerimônia oficial.
"Now and Then", a música indicada, foi anunciada como "a última música dos Beatles" com a participação de todos os integrantes e foi lançada em 2023, mais de 40 anos após a morte de John Lennon e 20 anos depois de George Harrison falecer, com ajuda de inteligência artificial.
A demo de “Now and Then” foi escrita e gravada por Lennon décadas atrás, em uma fita cassete. A nova música apenas usou "stem separation", um tipo de tecnologia de IA que permitiu a limpeza do excesso de ruído no som da demo.
A gravação original, feita em casa, tinha muita interferência de sons externos ou mal equalizados. A ferramenta então foi usada para isolar os vocais de John Lennon dessas partes indesejadas, tornando-a utilizável.
Em seguida, os criadores acrescentaram violão elétrico e acústico gravado em 1995 pelo falecido George Harrison, completando a música com a bateria de Ringo Starr e baixo, piano e slide guitar de Paul McCartney, além de outros vocais de apoio.